Qual é a letra do hino nacional?

Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE! BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

Qual é a última frase do Hino Nacional Brasileiro?

Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

O que quer dizer Já podeis da Pátria filhos Ver contente a mãe gentil Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil?

Como entender a letra Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

Qual a estrofe do hino nacional brasileiro que fala dos campos e dos Bosques?

Iluminado ao sol do Novo Mundo! Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Qual é a data do Hino Nacional Brasileiro?

1831
Brazilian National Anthem/Composed

Como citar o hino nacional?

Como citar este texto Fonte: DUQUE-ESTRADA, Joaquim Osório. Hino Nacional Brasileiro.

O que significa cada frase do hino Nacional Brasileiro?

Salve!” – ‘Paz no futuro e glória no passado’.” Explicação: “Lábaro” se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já “verde-louro” é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e “flâmula” também significa bandeira.

Como interpretar o hino Nacional Brasileiro?

O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto segue o estilo parnasiano, o que justifica a presença de linguagem rebuscada e de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem.

O que significa Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil?

Brava gente brasileira! No trecho “Já raiou a liberdade” o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um “sol” que já raiou, ou seja, já é uma realidade. “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.

Qual o significado do Hino da Independência do Brasil?

O Hino da Independência é uma canção patriótica oficial comemorando a declaração da independência do Brasil, composta em 1822 por Dom Pedro I. A letra foi escrita pelo poeta Evaristo da Veiga.

Qual é a estrofe do hino nacional?

“Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; ‘Nossos bosques têm mais vida’, ‘Nossa vida’ no teu seio ‘mais amores’.”

O que o compositor quis dizer com raios fúlgidos?

E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.” Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado “Independência ou morte” nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.