Qual a carga horária noturna?

Na CLT, as disposições sobre a hora noturna aparecem no artigo 73, que determina algumas regras como: A duração da hora noturna é computada como de 52 minutos e 30 segundos; Considera-se noturno todo trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.

Qual o horário do adicional noturno?

Você sabe a partir de que horas começa a valer o adicional noturno? Esse benefício é concedido a todos os profissionais que trabalham entre as 22h de um dia até as 5h do dia seguinte.

Quem trabalha à noite pode trabalhar todos os dias?

Quando o profissional trabalha durante todo o período noturno, a jornada de trabalho total está limitada a 7 horas, que corresponde aos 52 minutos e 30 segundos multiplicados pelas 8 horas de duração das jornadas de trabalho permitidas por lei.

Como calcular a quantidade de horas noturnas?

Calculando Horas Noturnas

  1. A hora noturno corresponde a 52 minutos e 30 segundos, a qual podemos denotar matematicamente como sendo 52,5;
  2. Para calcular, portanto, horas noturnas trabalhadas basta apenas dividir as horas de relógio por 52,5 e multiplicar o resultado por 60 minutos.

Como criar uma escala noturna?

A hora noturna é contabilizada de forma diferente: ao invés de 60 minutos, cada hora noturna é de 52 minutos e 30 segundos. Quando o colaborador trabalha durante o dia e seu expediente se estende até depois das 22h, o tempo excedente será contado como jornada noturna.

Quem trabalha à noite deve dormir quantas horas por dia?

Tente garantir um sono de qualidade, de ao menos 7 a 9 horas por dia. Se não for possível manter esse sono em um único período, programe cochilos. Use estratégias para ficar acordado antes do turno de trabalho (incluindo exposição à luz do sol e cafeína).

Como calcular o adicional noturno 2020?

Como calcular o adicional noturno?

  1. Salário mensal: R$ 2000.
  2. Valor da hora trabalhada: caso essa pessoa trabalhe oito horas por dia, o resultado total do mês é 220 horas.
  3. Adicional noturno: então é preciso multiplicar 9,09 por 0,2 (20%), o que resulta em R$ 1,8 de adicional.

Quando o funcionário tem direito a adicional noturno?

O trabalho noturno é aquele compreendido entre às 22h e às 5h da manhã seguinte. Todo colaborador urbano que trabalhe ou faça hora extra neste período deve receber o adicional.

Quem trabalha à noite tem que trabalhar quantas horas por semana?

Desse modo, se o trabalhador laborar por todo o período noturno, sua jornada de trabalho real estará limitada a 7 horas, que é o valor resultante do cálculo 52 minutos e 30 segundos multiplicada pelas 8 horas de jornada. O tempo excedente deverá ser remunerado como hora extra.

Quais são os direitos de quem trabalha à noite?

Dentre os direitos do trabalhador que atua no período noturno, está o recebimento de adicional noturno, que é aquele acréscimo de 20% sobre o valor da hora de trabalho diurna, mas para o trabalhador rural, esse adicional será de 25%, devendo ser registrado na folha de pagamento, podendos ser conferido pelo colaborador.

Como fazer o cálculo da hora noturna reduzida?

Fórmulas matemáticas das horas-extras e hora-reduzida: Adicional noturno.: Quantidade x [ (salário-base/220) x 1,20 ] Hora-extra noturna: Quantidade x { [(salário-base/220) x 1,20] x 1,50 } Hora reduzida…..: (Quantidade x 0,142857142857143) x (salário-base/220)

Como calcular quantidade de horas trabalhadas no Excel hora noturna?

Calculando horas-extras noturnas

  1. Aplicar o adicional noturno de 20% no valor da hora trabalhada;
  2. Calcular a hora-extra com base neste valor (hora trabalhada + adicional noturno);
  3. Finalmente, aplicar o índice da hora noturna equivalente, para obter o valor correto. Ou seja, multiplicar o valor obtido por 1,14286.

Qual é o horário de trabalho noturno?

Na ausência de contrato coletivo de trabalho, considera-se trabalho noturno o horário de trabalho desempenhado das 22h00 de um dia às 7h00 de outro. O trabalhador noturno é o trabalhador que presta um serviço mínimo de 3 horas no horário noturno por dia ou que o seu total de horas anuais de trabalho noturno equivale às referidas 3 horas diárias.

Qual a duração da hora noturna?

HORA NOTURNA . A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna. INTERVALO

Qual a duração máxima do trabalho noturno?

Duração máxima do trabalho noturno: o horário do trabalho do trabalho noturno não pode exceder as oito horas diárias. A média que deve ser tida em conta para esse cálculo é a média semanal, sendo que os dias de descanso semanal obrigatório ou complementar e os dias feriados não contam.

Qual a hora de descanso de um trabalhador noturno?

Apesar de a hora de trabalho noturna ser reduzida, o profissional continua a ter direito a um período de descanso. Aqueles trabalhadores com jornada superior a 6 horas, obrigatoriamente, precisam de um descanso de, no mínimo, 60 minutos. Neste caso, as empresas podem dar aos funcionários até 120 minutos de intervalo, se assim desejarem.