Porque a infantaria e a rainha das armas?

Publicado em: 23 mai 2017. No dia 24 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Infantaria, tão antiga quanto a própria guerra. Caracterizada, desde o início, pelo combate aproximado, ela tem evoluido e se mostrado indispensável aos conflitos atuais, comprovando, assim, o porquê de ser denominada “Rainha das Armas”.

Quem criou a Canção da Infantaria?

Hildo Rangel
Composição: Hildo Rangel / Thiers Cardoso.

Qual canção homenageia a Rainha das armas?

Canção da Infantaria – Exército Brasileiro – VAGALUME.

Quando foi criado a Canção da Infantaria?

Obra de 1890, música composta por Leopoldo Américo Miguez(1850-1902) e letra escrita por Joaquim de Medeiros e Albuquerque(1867-1934). Vem remir dos mais torpes labéus! De esperanças de um novo porvir!

Qual a função da infantaria na guerra?

A infantaria é uma arma de combate direto na qual os seus representantes ficam entre as primeiras linhas de ataque. Além disso, a infantaria é uma das armas mais antigas da guerra. Esse fato ocorre porque a função primária da infantaria permanece constante: conquistar e manter o território.

Como surgiu a Canção do Expedicionário?

Guilherme de Almeida escrevera os versos para um concurso promovido pelo jornal paulistano Diário da Noite que escolheria uma canção para homenagear os “pracinhas” da FEB na Itália; a 26 de dezembro de 1960, Guilherme de Almeida escreveu um artigo pela inauguração do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra …

O que é CCAp no Exército?

Na infantaria do Exército Brasileiro, um batalhão é formado por três companhias de fuzileiros mais uma companhia de comando e apoio (CCAp). Além do armamento empregado pelas companhias, um batalhão de infantaria pode contar com morteiros pesados, canhões sem recuo e mísseis dos pelotões orgânicos da CCAp.

Qual a missão da infantaria?

Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque.

O que significa Infante no Exército?

Infante é um título de nobreza, que está abaixo de príncipe. Este título é atribuído a todos os filhos legítimos do rei ou rainha de monarquias como as de Portugal ou da Espanha, que não são herdeiros da coroa.

Qual a origem da palavra infantaria?

As palavras infantil e infantaria têm uma origem comum. Ambas derivam de infante, que em latim significava “aquele que não fala”. Ela se referia a crianças pequenas, que ainda não sabiam falar. Foi daí que surgiu o termo infantaria para indicar o conjunto desses soldados.