O que quer dizer endométrio secretor?

Fase Secretora: Ocorre durante o período fértil. Progesterona e estrogênio preparam o endométrio com nutrientes, tornando o útero um ambiente mais favorável à fixação e sustento do embrião. É a fase em que o endométrio fica mais espesso.

O que significa fragmentos de endométrio?

Fragmento de mucosa do tipo endocervical, em parte revestida por epitélio estratificado pavimentoso, com leve a moderado infiltrado linfo-histioplasmocitário no córion, sem atipias importantes. o que significa?

O que significa estroma Decidualizado?

Reação decidual ou de decidualização é uma reação ocorrente durante a implantação do blastocisto na parede do endométrio, durante a segunda semana de gravidez dos mamíferos.

O que é endométrio disfuncional?

SANGRAMENTO UTERINO DISFUNCIONAL refere-se a um sangramento uterino anormal, cuja origem se deve, exclusivamente, a um estímulo hormonal inadequado sobre o endométrio.

O que é endométrio secretor Polipoide?

Os pólipos endometriais caracterizam-se pelo crescimento hiperplásico das glândulas endometriais, e de seu estroma, ao redor de um núcleo vascular, formando uma projeção séssil ou pediculada a partir da superfície do endométrio.

Para que serve a biópsia do endométrio?

A biópsia endometrial é a mais utilizada para o câncer de endométrio, sendo uma técnica precisa para mulheres pós-menopausadas. Nesse procedimento, o médico insere uma sonda pelo colo do útero, em seguida, usando sucção, uma pequena quantidade do tecido do endométrio é removida.

O que quer dizer estromal?

substantivo masculino Tecido conjuntivo que pertence ao tecido nutritivo e de sustentação de um órgão, de glândulas ou de estruturas com patologias, como um tumor. [Botânica] Nos cloroplastos, a matriz semifluida em que estão presentes os grana (amido, ribossomas etc.).

O que é deciduais?

2. Decidual. Comportamento de certas plantas que perdem suas folhas em determinadas épocas do ano.

O que é hemorragia disfuncional?

A hemorragia uterina disfuncional corresponde a um sangramento anormal que é característico dos ciclos em que não ocorre a ovulação. Ela somente será considerada caso não existam doenças orgânicas ou alterações na anatomia do corpo da mulher.

O que é espessamento endometrial pólipo?

O espessamento endometrial, também conhecido como hiperplasia do endométrio, consiste no aumento da espessura do tecido que reveste o interior do útero, devido a uma exposição excessiva ao estrogênio, que pode ocorrer em mulheres que não ovulam todos os meses ou que estejam a fazer terapia de reposição hormonal feita …

O que é um pólipo funcionante?

Os pólipos funcionais: referem-se à uma hipertrofia focal da camada funcional do endométrio. Os pólipos fibrosos: com o desenvolvimento de tecido conjuntivo, os pólipos adquirem consistência mais rígida.

https://www.youtube.com/watch?v=RNjmIBj0QOY