Desde quando existe a Romaria do Muquém?

Realizada na primeira quinzena de agosto, a Romaria de Muquém, que acontece no povoado de mesmo nome, no município de Niquelândia, distante 360 km da Capital, ocorre desde a segunda metade do século 18.

Onde e como acontece a tradicional festa do Muquém?

A festa religiosa acontece no município de Niquelândia, no Norte de Goiás, há 271 anos e é considerada a mais antiga do estado. A programação inicial consiste na saída dos fiéis da cidade conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia pela Rodovia da Fé até ao Santuário de Muquém.

Quantos anos tem a festa do Muquém?

270 anos
A festa, que é realizada há mais de 270 anos, poderá ser acompanhada pelos devotos por meio do site do santuário. A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém atrai devotos de todo o país.

Qual a origem da Romaria do Muquém?

A Romaria do Muquém existe desde o século XVIII do período da mineração e da escravidão. É tradição há mais de 200 anos, desde 1748, é considerada uma das maiores do mundo e a celebração religiosa a mais antiga de Goiás. Agora em 2008, segundo a Diocese de Uruaçu passaram pelo Muquém cerca de 180 mil pessoas.

Como surgiu o Muquém?

Romaria do Muquém Ninguém sabe ao certo quando começou a festa, mas existem duas versões. Uma delas conta a história de um jovem chamado Gonçalo que teria assassinado seu amigo Reinaldo, pelo amor de uma moça. Isto no século XVIII, na cidade de Goiás.

Como surgiu a comemoração da Festa de Nossa Senhora D’Abadia?

A origem da devoção A devoção a Nossa Senhora da Abadia é originária de Portugal. Naquele tempo, Portugal e Espanha tinham sido invadidos pelos mouros, que professavam a religião muçulmana. Com receio dos mouros, os monges abandonaram o Mosteiro e, para evitar a profanação da imagem da Virgem Santíssima, esconderam-na.

Onde é o Muquém?

Muquém é um distrito do município de Niquelândia, Goiás, criado por volta de 1740 com o nome oficial de São Tomé de Muquém, a 50km da cidade.

Quantos anos a Niquelândia tem?

Niquelândia
Município do Brasil
História
Fundação 19 de março de 1735 (286 anos)
Aniversário 19 de março

Que significa Muquém?

Muquém é o nome popular de uma árvore, o mesmo que durão.

Como surgiu a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora?

A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora ou Auxílio dos Cristãos fo instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa.

O que significa Dabadia?

Abadia, por sua vez, é uma comunidade cristã, de origem católica, sob a tutela de uma abade ou de uma abadessa, dirigindo-a com a dignidade de pai (ou mãe) espiritual da comunidade. Sou devota de Nossa Senhora d’abadia.

Qual foi o primeiro nome da cidade de Niquelândia?

Em homenagem ao minério que lhe deu riqueza e fama, São José do Tocantins passa a se chamar Niquelândia, alterado, pelo decreto-lei estadual, nº 8305, de 31 de outubro de 1938.