Quem foi Monteiro Lobato e suas principais obras?
Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.
Quais os principais autores e obras do Pré-modernismo?
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMO
- EUCLIDES DA CUNHA – OS SERTÕES.
- LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.
- MONTEIRO LOBATO – URUPÊS / CIDADES MORTAS.
- AUGUSTO DOS ANJOS – EU.
Quais eram as principais temáticas presentes nas obras de Monteiro Lobato por quê?
Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.
Quais são as personagens mais importantes criadas por esse autor?
10 Personagens marcantes de Monteiro Lobato que nos fazem ter orgulho da literatura brasileira
- Narizinho.
- Emília.
- Tia Nastácia.
- Visconde de Sabugosa.
- Jeca Tatu.
- Marquês de Rabicó © Sitio do Picapau Amarelo/ Rede Globo.
- Cuca. © Sitio do Picapau Amarelo/ Rede Globo.
- Saci-Pererê © Sitio do Picapau Amarelo/ Rede Globo.
Qual o principal personagem de Monteiro Lobato?
Monteiro Lobato: personagens e ideias polêmicas – bloco 1(07’41”) Dona Benta, Jeca Tatu, Narizinho, Emília, Cuca, Tia Nastácia, Pedrinho. Esses são personagens que fazem parte do imaginário brasileiro.
Quais os principais autores do Pré-modernismo?
Os escritores do pré-modernismo foram responsáveis por dar início às novas tendências que inspiraram os modernistas de 1922. Entre os autores mais lembrados estão Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Graça Aranha, Raul de Leôni e Simões Lopes Neto.
Quais os principais autores do Pré-modernismo brasileiro Cite uma obra importante de cada autor?
Autores e Obras do Pré-Modernismo Monteiro Lobato: Urupês; Idéias de Jeca Tatu; A Menina do Narizinho Arrebitado; O Pica-Pau Amarelo. Lima Barreto: Recordações do Escrivão Isaías Caminha; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; Morte e M. J. Gonzaga de Sá; Os Bruzundangas; Clara dos Anjos.
Qual é o estilo de Monteiro Lobato?
O escritor é normalmente associado ao movimento que antecede o modernismo e sucede o simbolismo, o pré-modernismo. Estilo de escrita simples, misturando elementos de realidade e fantasia, muito presente nas suas obras infantis.
Qual é a obra mais famosa de Monteiro Lobato?
1. O Picapau Amarelo é a obra mais famosa de Monteiro Lobato Publicado em 1939, o livro mais famoso de Monteiro Lobato começa com uma carta escrita pelo Pequeno Polegar para a Dona Benta. No texto, ele fala sobre a mudança definitiva dos personagens que habitam o Mundo da Fábula para o tal Sítio do Picapau Amarelo.
Quais são as características literárias de Monteiro Lobato?
Características Literárias. Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.
Quem era o Monteiro Lobato na década de 1920?
Monteiro Lobato na década de 1920 Nome completo Urupês, dando vida a um de seus mais famosos personagens, o Jeca Tatu. [carece de fontes?] Jeca era um grande preguiçoso, totalmente diferente dos caipiras e índios idealizados pela literatura romântica de então.
Quais as obras de Lobato mais se destacaram?
As obras de Lobato que mais se destacaram foram: É uma obra composta por uma série de livros (23 volumes), escrita entre os anos de 1920 e 1947. Os personagens de Lobato ficaram conhecidos por várias gerações de crianças de diversos países. Chegaram à televisão brasileira na década de 60 com o seriado “ O Sítio do Picapau Amarelo ”.