Quando aplicar as provas Piagetianas?

De acordo com as respostas dadas pela criança durante a aplicação do teste pode ser observado que ela se encontra segundo Jean Piaget no estágio pré-operacional que vai dos 2 aos 7 anos de idade, este período se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de …

Como fazer as provas Piagetianas?

Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar da caixa e mostrar às crianças que todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida, perguntar à criança em qual das duas bolinhas elas acham que há mais massinha.

O que as provas Piagetianas avaliam?

São provas que avaliam a construção de operações mentais (lógico-matemáticas e infralógicas) de conservação, classificação, seriação e de mensuração espacial. As provas piagetianas são importantes também no processo interventivo psicopedagógico.

Quais elementos compõem a aplicação das provas Piagetianas?

Resposta: As provas do diagnóstico operatório são divididas em cinco domínios: conservação, classificação, seriação, espaço e pensamento formal.

Quais os objetivos das provas Operatorias?

Segundo WEIS, 2012, as provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível da estrutura cognitiva que a criança opera.

Qual é o protocolo Piagetiano?

RESULTADOS: O Protocolo é constituído por quatro quadros contendo os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em seus estágios iniciais, bem como a pontuação correspondente às realizações apresentadas pela criança.

Como fazer provas Operatorias?

COMO UTILIZAR AS PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET? Pedir que o aluno escolha uma das coleções de fichas e as coloque lado a lado formando uma fila. Fazer em baixo a mesma fila com as fichas de outra cor. Perguntar ao aluno se estas filas tem a mesma quantidade.

O que vem dentro da caixa piagetiana?

O Kit vem com 13 provas (cada uma embalada individualmente) em caixa de Madeira com alça para transporte. Contém as seguintes provas: Prova 1: Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos: 11 círculos vermelhos e 11 círculos azuis de E.V.A.

O que são provas de diagnóstico operatório?

Logo nas primeiras páginas da obra “O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica”, Jorge Visca propõe um aprendizado que não se restringe aos domínios escolares; como base para este raciocínio o autor introduz o Método Clínico como caminho de pesquisa na área da saúde, juntamente com o Método de Piaget no …

Quais são as fundamentações teóricas das provas operatórias?

As provas operatórias podem indicar que o sujeito investigado encontra-se num estágio de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, abaixo do esperado para sua idade cronológica; fato que pode explicar muitos fracassos escolares, posto que é cobrada desse aluno uma aprendizagem de conteúdos para a qual ele ainda não …

O que são as provas Piagetianas defina e cite as características de cada uma delas?

Provas Operatórias desenvolvidas por Jean Piaget Têm como objetivo avaliar características distintas do pensamento com provas independentes: Conservação de Peso, Conservação de Líquidos, Seriação de Palitos etc. Desempenho da criança em cada prova permite saber em qual nível de desenvolvimento ela se encontra.

Qual seria o principal objetivo de aplicação das provas Piagetianas?

Dentre as ferramentas utilizadas para a obtenção de um diagnostico psicopedagógico estão as provas operatórias (provas piagetianas). Essas provas permitem uma avaliação do raciocínio e construção de conhecimento de crianças, classificando o seu nível cognitivo.