Para que serve multiplexadores e Demultiplexadores?
Os MUX e DEMUX ou ainda Multiplexadores e Demultiplexadores são sistemas digitais que podem processar informações de diversas formas, funcionando como conversores série/paralelo e vice versa.
O que é um circuito multiplexador?
Um MUX ou Multiplexador (Multiplexer em inglês), é um dispositivo eletrônico que é utilizado para selecionar um sinal de entrada, para que este esteja presente na saída. Normalmente um MUX pode ter até 2N entradas e necessita para a seleção do sinal de saída, que N sinais de seleção estejam presentes.
Qual a finalidade de um circuito Demultiplex?
Demultiplexador. O Demultiplexador é um circuito que transforma uma sequência de dígitos em série em linhas combinacionais. As variáveis de seleção tem como função definir para qual saída será enviada a informação de entrada.
Qual a diferença entre MUX é DEMUX e sua utilidade?
O demultiplexador, ou simplesmente DEMUX, como o próprio nome sugere, é o circuito inverso do MUX: Ele possui uma só entrada e várias saídas. E ele é capaz de selecionar qual saída será ligada na entrada, sendo que só uma saída é ligada por vez.
Como funciona o multiplexador?
O demultiplexador conecta o pino de entrada a um dos pinos de saída. Qual pino vai ser selecionado depende do estado dos pinos de comando. A quantidade de pinos de comando varia de acordo com a quantidade de pinos de saída. Os pinos de comando têm apenas 2 estados, ou nível alto (1) ou baixo (0).
O que é circuito Combinacional?
Circuitos Combinacionais são aqueles em que o sinal de saída depende única e exclusivamente das combinações dos sinais de entrada. Estes circuitos são denominados circuitos seqüenciais. Os circuitos seqüenciais possuem, além de portas lógicas, algum tipo de dispositivo de memória.
Como funciona o Multiplex?
O que é um circuito codificador?
O codificador é um circuito que possui diferentes entradas e um valor de saída para cada uma delas. Ou seja, o valor da saída depende de qual entrada for acionada. E, como o próprio nome do circuito diz, a saída é uma codificação da entrada.
Qual é a finalidade das entradas de endereço num multiplexador?
O multiplexador é um dispositivo que seleciona uma das entradas de dados para a saída em função das entradas de endereçamento, enquanto que, o demultiplexador endereça uma única entrada de dados para uma das saídas, também em função das entradas de endereçamento.
Como funciona um flip flop JK?
Flip-Flop tipo JK Especificamente, a combinação J = 1, K = 0 é um comando para ativar (set) a saída do flip-flo. A combinação J = 0, K = 1 é um comando para desativar (reset) a saída do flip-flop; e a combinação J = K = 1 é um comando para inverter o flip-flop, trocando o sinal de saída pelo seu complemento.
Como funciona o codificador?
O codificador é um circuito que possui diferentes entradas e um valor de saída para cada uma delas. Ou seja, o valor da saída depende de qual entrada for acionada. E, como o próprio nome do circuito diz, a saída é uma codificação da entrada. A saída é um valor binário que pode ser de 1 ou mais bits.
Qual principal característica de um circuito Combinacional?
Os circuitos combinacionais são aqueles em que as saídas independem das entradas. Um circuito seqüencial tem uma realimentação da saída para a entrada, cuja principal característica é fazer com que as saídas sejam dependentes das entradas atuais e de estados ocorridos anteriormente.