O que estabelece o teorema de Thévenin?

O teorema de Thévenin afirma que, do ponto de vista de um qualquer par de terminais, um circuito linear pode sempre ser substituído por uma fonte de tensão com resistência interna.

Qual a fórmula de rth?

RTH é calculada determinando a resistência equivalente entre os pontos A e B quando os geradores de tensão da figura1a são eliminados ( colocados em curto circuito ). Caso existam geradores de corrente os mesmos devem ser abertos.

Como se determina a tensão equivalente de thevenin?

A resistência de Thévenin pode ser obtida pela resistência equivalente vista do ponto AB, neste caso, com a(s) fonte(s) inoperantes. Na Etapa 1, para o cálculo da resistência de Thévenin a fonte de tensão fica curto-circuitada. Se fosse uma fonte de corrente, a mesma ficaria aberta.

O que diz a Lei de Norton?

O teorema de Norton estabelece que qualquer circuito linear visto de um porto pode ser representado por uma fonte de corrente (igual à corrente do porto em curto-circuito) em paralelo com uma impedância (igual à impedância do circuito vista desse porto).

Como aplicar o teorema de Thévenin?

Podemos enunciar o teorema da seguinte forma: Dado um circuito contendo resistores e fontes, o seu Circuito Equivalente de Thévenin com relação a um certo par de terminais é obtido substituindo-se o circuito original por uma fonte independente de tensão Vth em série com uma resistência Req.

Como calcular a corrente de Norton?

Etapa 2: Determinação da Fonte de Corrente de Norton IN

  1. Substitui-se o resistor R dos terminais “a” e “b” por um curto-circuito.
  2. Calcula-se o valor da corrente que flui no curto entre os terminais “a” e “b”; ela é o IN.

Como calcular o vth?

Assim: Vth = -16,8V + -16,8V = -33,6V 4. cálculo de Rth: Eletricidade Básica – Teoremas de Thévenin e Norton Prof. Edgar Zuim Página 11 Page 12 Com E1 e E2 em curto, teremos entre os pontos a e b os resistores R1 e R2 em paralelo.

Como calcular o equivalente de Norton?

Retira-se o resistor R dos terminais “a” e “b”, deixando um circuito aberto em seu lugar. “Matam-se” todas as fontes. Isto significa que as fontes de tensão são substituídas por curtos e as de corrente por abertos. Calcula-se o valor do resistor equivalente entre os terminais “a” e “b”; ele é o RN.

Como calcular a tensão equivalente?

Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Como resolver un equivalente de Norton?

Podemos enunciar o teorema da seguinte forma: Dado um circuito contendo resistores e fontes, o seu Circuito Equivalente de Norton com relação a um certo par de terminais é obtido substituindo-se o circuito original por uma fonte independente de corrente IN em paralelo com uma resistência Req.

Qual a utilidade do teorema de Thévenin?

O teorema de Thévenin pode ser usado para realizar: Análise de circuitos com fontes em série ou em paralelo. Reduzir o circuito original para um com a mesma equivalência. Fazer alterações nos valores do circuito sem ter que levar em consideração os efeitos das alterações em todos as malhas do circuito.

Como resolver um circuito aberto?

Para resolver um circuito usando a superposição, o primeiro passo é desativar ou suprimir todas as entradas menos uma.

  1. Para suprimir uma fonte de tensão, substitua-a por um curto circuito.
  2. Para suprimir uma fonte de corrente, substitua-a por um circuito aberto.