O que é Pedagogia Hospitalar PDF?

A Pedagogia Hospitalar como área educacional busca primeiramente dar continuidade a escolarização regular das crianças e adolescentes que estão hospitalizadas, porém diversos fatores surgem nesta classe, os profissionais envolvidos são preparados para atender as especificidades de cada um.

Qual a importância de a prática pedagógica na Pedagogia Hospitalar contribuir para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado?

Esta nova prática pedagógica ameniza o sofrimento da criança internada no hospital, o paciente se envolve em atividades direcionadas por profissionais voltados a área da educação, desta forma, ele retorna mais confiante no seu regresso na sociedade.

Por que a Pedagogia Hospitalar humaniza os métodos educacionais?

A Pedagogia Hospitalar vem como uma forma de minimizar os efeitos negativos do quadro clínico e psicológico do paciente, uma vez que, ajuda na sua estabilidade emocional, na continuidade de seus estudos para que ele não fique defasado.

O que é a Pedagogia Hospitalar?

A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.

Como os autores conceituam a pedagogia hospitalar?

De acordo com Verdi (2009, p. 165) a Pedagogia Hospitalar: visa uma melhor compreensão ao atendimento pedagógico- educacional, a crianças e adolescentes hospitalizadas, dadas as suas condições especiais de saúde se encontram impossibilitadas de partilhar as experiências em contexto social, familiar e escolar.

Porque a pedagogia hospitalar é importante?

A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos. Sem poder usá-lo nos meses que passar no hospital fazendo tratamento, ele pode perder o ano escolar.

Qual o maior desafio do pedagogo hospitalar?

Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.

Quais as competências desejadas no profissional que deseja atuar na pedagogia hospitalar?

Competências do Professor para atuar no ambiente hospitalar Segue também orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), às quais a educação deve responder: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser (DELORS, 1996).

Quais os benefícios da pedagogia hospitalar?

Outros benefícios da pedagogia hospitalar é atender a criança e respeitar suas limitações, ajudar nas suas potencialidades, e auxiliar no desenvolvimento integral do ser, além de atividades que visam levantar a autoestima das crianças que terão um novo olhar para Page 4 seu tratamento.

Qual é o piso salarial de um pedagogo hospitalar?

O salário de pedagogo hospitalar varia conforme a região do país e o hospital. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, por exemplo, a remuneração varia de R$ 1.940 a R$ 2.087 por mês.

Quais as dificuldades da Pedagogia Hospitalar?

Qual é o salário de uma pedagogia hospitalar?

Qual a metodologia do projeto pedagogia hospitalar?

O “Projeto Pedagogia Hospitalar” tem metodologia participativa, em todas as suas etapas, na elaboração, na implementação e na avaliação. Vale destacar que essa idéia partiu dos moradores locais em visita realizadas às comunidades que anseiam por melhorias na saúde e na educação de nossa cidade.

Quais são os resultados da pesquisa sobre a pedagogia hospitalar?

As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa sobre a prática pedagógica hospitalar, pois a Pedagogia Hospitalar representa um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais.

Quando começará a pedagogia hospitalar?

Para isso, haverá o envolvimento de diversos setores de nossa sociedade, unindo poder público, empresas, ONG’s e sociedade em geral. O “Projeto Pedagogia Hospitalar” terá início no próximo ano, em janeiro, com duração de 12 meses, finalizando com a prestação de contas, em dezembro.

Qual a infraestrutura necessária para a implementação do pedagogia hospitalar?

A Secretaria Municipal de Saúde colocará a disposição para a implementação do “Projeto Pedagogia Hospitalar” sua infraestrutura básica, como: computadores, impressora, telefone, internet, fax, móveis de escritório etc., para assim realizar a gestão financeira e dar apoio administrativo às ações propostas.