Como declarar rendimento VGBL no Imposto de Renda 2021?

Como a contribuição para VGBL deve ser declarado Os planos de previdência privada do tipo VGBL devem ser declarados como bens, na ficha Bens e Direitos, com o código ’97 – VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre”.

Como deduzir VGBL no Imposto de Renda?

E o VGBL? Os planos VGB não servem para abatimento na declaração de IR. Por isso, as contribuições efetuadas ao longo do ano não devem ser informadas na declaração. Planos VGBL são recomendados para quem faz a declaração simplificada, para aplicar o excedente do limite de 12% da renda tributável (do PGBL).

Como é a tributação do VGBL?

A tributação do VGBL sofre incidência apenas sobre o rendimento da aplicação e não sobre o montante total resgatado. Além disso, a tabela de tributação desse plano de previdência pode ser seguido segundo a tabela progressiva ou regressiva. Contudo, o plano VGBL não dá direito a deduções no imposto de renda.

Como declarar rendimentos recebidos de previdência privada?

O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é aquele em que a pessoa possui a intenção de investir até 12% de sua renda anual em previdência privada. De acordo com Paes Leme, para declarar, o contribuinte deve acessar a aba “Pagamentos Efetuados” e o código a ser inserido é o “36 – Previdência Complementar”.

Onde declarar rendimentos Tributaveis de VGBL?

As contribuições feitas em planos do tipo VGBL devem ser informadas na ficha de “Bens e Direitos”. Clique em “novo” e selecione o código 97, referente a VGBL.

Como declarar no Imposto de Renda resgate de previdência privada?

Os valores recebidos do PGBL pelo contribuinte devem ser informados integralmente no quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas. Nesse caso, a tributação incide sobre o valor total do resgate e não apenas sobre os rendimentos.

São características de um plano VGBL?

Características. A principal característica do VGBL é o fato de o Imposto de Renda incidir apenas sobre a rentabilidade acumulada até o momento do resgate do benefício, e não sobre o montante total de cada resgate, como no PGBL. Outra vantagem do VGBL é a inexistência de gastos para a transmissão de heranças.

Como saber se o VGBL é progressivo ou regressivo?

Há duas opções: a tabela progressiva e a tabela regressiva. Esta decisão, por regra, deve ser explicitada pelo participante até o último dia útil do mês seguinte à contratação do plano e será irrevogável. Caso o participante não expresse sua opção ao fim deste prazo, a tabela progressiva será adotada.

Qual a tributação do PGBL?

O imposto de renda é cobrado somente no momento do resgate do PGBL, no entanto, ele incide sobre o valor total que está sendo resgatado, e não só sobre o ganho….Tabela regressiva.

Período (Prazo) Alíquota de IR
De 4 a 6 anos 25%
De 6 a 8 anos 20%
De 8 a 10 anos 15%
Acima de 10 anos 10%

Como declarar rendimentos isentos de resgates e benefícios de VGBL?

As contribuições para os planos VGBL devem ser declaradas como bens na ficha “Bens e Direitos”, com o código 97 (VGBL — Vida Gerador de Benefício Livre). Nesse caso, é preciso informar o valor total investido (que você encontra no informe de rendimentos) nos campos “Situação em 31/12/2019” e “Situação em 31/12/2020”.

Como declarar saque de previdência privada no IR 2021?

Resgate de plano de previdência privada Se for tributação regressiva, o contribuinte deve informar a quantia resgatada líquida, já descontando Imposto de Renda, na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva”, na linha “12 – Outros”. É preciso incluir o nome e o CNPJ da instituição pagadora.

Como declarar rendimentos Tributaveis na declaração de Ajuste Anual VGBL?

Posso deduzir o VGBL no imposto de renda da pessoa física?

O VGBL deve ser lançado, no imposto de renda pessoa física, sob o código 97, como um bem. O VGBL pode ser deduzido da base de cálculo do IR? Não. Diferentemente do PGBL, não é possível deduzir o VGBL no imposto de renda da pessoa física.

Qual o imposto de renda de um PGBL?

Ao sacar os recursos de um PGBL, o imposto incide sobre o montante total acumulado (soma das aplicações e dos rendimentos no período). E o VGBL? Quem declara o imposto de renda pelo modelo simplificado ou é isento de IR pode optar por fazer aportes em um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Qual o regime de tributação do VGBL?

Qual o regime de tributação no VGBL? O VGBL pode ser tributado tanto no regime progressivo quanto no regime regressivo do Imposto de Renda. Isto é, no momento da contratação do plano, o investidor poderá escolher entre uma das tabelas do IR. Pela tabela progressiva, as alíquotas variam de acordo com o valor que será resgatado.

Por que o plano de Previdência PGBL pode ser deduzido do imposto de renda?

Apenas os planos de previdência PGBL podem ser deduzidos do imposto de renda, o VGBL é enquadrado como seguro de pessoas e por isso não pode ser utilizado com essa